O Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda- SINDFAZENDA, cumpre mais uma agenda, nesta quarta-feira (4), no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão -MPDG, com representantes da Secretaria de Relações de Trabalho- SRT, do órgão. O encontro resultou nas tratativas para a abertura do grupo de trabalho que visa discutir a reestruturação dos servidores do Plano Especial de Cargos do MF- Pecfaz entre o sindicato, Planejamento e Ministério da Fazenda.

O SINDFAZENDA, na ocasião, foi representado pelo presidente, Luís Roberto da Silva, pela diretora Parlamentar, Neire Silva, pelo advogado do sindicato,  Expedito Jr., pela representante regional do Ceará, Wylinete Cavalcante e pela filiada Thamima Franca (SE). Pelo MPDG/SRT, o diretor Paulo Campolina, e os coordenadores José Borges e Fremy Silva.

Campolina anunciou que está liberada a instalação do Grupo de Trabalho sobre a reestruturação do PECFAZ, em atenção ao disposto na cláusula IV do Acordo 13/2015.

Vale destacar mais esta vitória importante para a categoria tendo em vista que há uma diretriz governamental de não instituir Grupos de Trabalho no momento em que há uma série de indefinições no cenário econômico e político do país. Entretanto, dada a forma como o Sindfazenda vem apresentando seus posicionamentos, a relação aberta e transparente entre as partes, o MPDG resolveu constituir esse GT que poderá até servir de parâmetro para novos grupos em um futuro próximo, tendo em vista que são inúmeras as categorias que apresentam a mesma demanda.

Fazendo uma breve retrospectiva, o Sindfazenda vem, desde 2015, intensificando suas reivindicações junto ao Planejamento. No entanto, todos sabem que o revés político ocorrido no país desde 2016, mudou totalmente o cenário político e econômico;  impôs uma extrema alteração na gestão do país e dificultou a negociação com o governo.

" Esta conquista é fruto de um trabalho constante e perseverante, mesmo diante de todas as dificuldades conjunturais, o Sindfazenda continuou perseguindo seus objetivos. Deflagramos uma greve para denunciar o descumprimento do acordo, depois de várias tentativas de diálogo com o Planejamento, e continuamos buscando a reabertura das negociações até que no dia de ontem [04/07], a resposta que buscamos há tanto tempo veio coroar a vitória. Mas, a luta continua! Esta foi uma batalha importante, porém, ainda não é o fim. Ainda temos um longo caminho a percorrer, entretanto, estamos confiantes de estar trilhando o caminho certo e vamos continuar firmes até a vitória final!"Destacou Luis.

O Grupo de Trabalho será formado por técnicos do Planejamento e do Ministério da Fazenda e por representantes do sindicato. O presidente do sindicato disse que já estão sendo tomadas as providências para definição dos nomes que comporão o GT.  Em seguida será marcada a primeira reunião do GT, com data a ser definida em breve.

Com a instalação do GT, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Sindfazenda, terão a oportunidade de sentar juntos e discutir, tecnicamente, uma saída para a reestruturação do PECFAZ. " Sabemos que a SPOA/MF está trabalhando na alteração da minuta que foi devolvida pela PGFN; que a RFB tem uma proposta de carreira de suporte e o Planejamento tem uma diretriz sobre cargos e carreiras. O GT será a oportunidade de colocar todas essas versões na mesa e discutir uma proposta que atenda a todos. O objetivo é construir algo que contemple, senão a todos, que seria o ideal, mas nem sempre possível, pelo menos à grande maioria". Enfatizou o presidente do SINDFAZENDA.

A diretoria da entidade informa que outras informações serão postadas em breve. Mantendo, assim, a política de transparência nas informações, coerentes e corretas, Para evitar criar expectativas com dados não confirmados.

Com edição e serviço fotográfico de

Grace Maciel