O governo federal editou a Medida Provisória 1.170/2023, na última sexta-feira(28), com reajuste de 9% para os servidores públicos. Os efeitos financeiros ppassam a contar a partir de maio de 2023.

Essa conquista foi fruto de negociação entre o governo e as entidades sindicais representativas dos servidores públicos.

“Depois de um período sem nenhum tipo de negociação e de muitos ataques aos servidores e ao serviço público, conseguimos reatar um canal de diálogo com os nossos patrões através da Mesa Nacional de Negociação Permanente”. Destacou o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda- SINDFAZENDA, Luis Roberto da Silva.

Segundo o líder sindical, a expectativa é de que essa negociação seja “apenas” a primeira de muitas, e que as mesas setoriais também sejam abertas: “Precisamos ter condições de negociar os pontos específicos da luta dos servidores do PECFAZ, pois, ainda aguardamos as negociações sobre a nossa reestruturação”. Finaliza.

Abaixo segue um comparativo dos valores do reajuste em relação aos anteriores.

Tabela