O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais- Fonasefe (representante do SINDFAZENDA, na ocasião) e o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado- Fonacate, participaram, nesta segunda-feira (30) de uma reunião preparatória de audiência de reinstalação de mesa de negociação marcada para o próximo dia 7 de fevereiro.

A reunião objetivou a retomada da Mesa de Negociação, em que foi estabelecida a participação de dois representantes por cada central e entidade.

Na oportunidade, as entidades apresentaram as reivindicações dos servidores públicos e os pontos discutidos nos respectivos fóruns.

O encontro contou com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além do secretário Gestão de Pessoas e de Relações do Trabalho do Ministério de Gestão, Sérgio Mendonça, do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena, e assessores das duas pastas.

Tanto o Fonasefe quanto o Fonacate reiteraram como questão fundamental a reposição emergencial das perdas salariais dos servidores públicas federais (há 7 anos com salários congelados ) .

Os Fóruns se comprometeram, na reunião, em produzir um relatório com mais informações para dar maior transparência à base diante dessa reabertura reabertura da Mesa de Negociação Permanente.

Vale destacar que nessa retomada do diálogo com o novo governo e volta da mesa de negociação (que não existiu nos dois últimos governos), os dirigentes alertaram que a recomposição das perdas salariais dos últimos anos é emergencial.

Segundo a ministra Esther, essa luta foi fundamental para evitar uma destruição ainda maior do serviço público. “ A retomada do diálogo com o funcionalismo é um compromisso deste governo. Inclusive, queremos que todos os ministros presentes ouçam as reivindicações que vocês vão trazer”. Destacou.

O lançamento da mesa nacional de negociação permanente será dia 7 de fevereiro, às 10h, na sede do Ministério.

Foto: Fonasefe