Antes de se aposentar, Ivana Pauferro aperfeiçoou seus conhecimentos através de cursos na área de psicologia, inclusive alguns oferecidos pela Receita. Próximo a sair da receita, ela foi presenteada com o curso de psicologia coletiva, junto de uma área centrada na pessoa: “Fiz o curso e fui adquirindo experiência na área”. Destacou a Pecfaz.

Ivana sempre fez trabalhos voluntários e hoje é voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188, que faz esse atendimento de prevenção ao suicídio, por exemplo. “Trabalhamos com tristeza, ansiedade, depressão, e pessoas com tendência ao suicídio . O trabalho pode ser realizado a qualquer dia da semana e horário, e os voluntários escolhem o que melhor se adapte. São quatro horas de plantão para cada um,  durante todos os os meses. o CVV funciona 24 horas por dia, Explicou.

A hoje terapeuta, já trabalhava com questões individuais do ser humano e aproveitou para adquirir novos conhecimentos. Partiu para o curso de psicanálise clínica e aprendeu mais profundamente as teorias baseadas em Freud, e os vários psiquiatras que vem da época dele e, hoje , principalmente, a psicanálise dentro da psiquiatria das atividades modernas, dos novos pensares.

“Ver que tudo não é somente formado da libido, da resolução e da frustração dela. E junto com a psicanálise clínica a gente faz esse mergulho muito legal, mental, estrutural, semântico, metafísico, veio esse curso de terapêuta onde é, principalmente, voltado na psicologia centrada na pessoa que é criada e desenvolvida pelo Carl Rogers”. Enfatizou a servidora.

Pauferro pontuou que em cima desses atendimentos, tem a regressão de memória, hipnose, as atividades que trabalham com traumas, com o medos, o passado com o autoconhecimento, autoaceitação e perdas, dentro de toda essa terapia que ela pode ajudar o próximo.

De acordo com ela, esse trabalho é o objetivo de uma vida, desde a adolescência até hoje: “ Meus caminhos passaram profissionalmente pela Receita, pelo sindicato, diretora sindical durante um período da minha vida. O período que eu estava na receita eu sempre fui dirigente sindical, no sindfazenda e outro sindicato, que agradeço imensamente o tanto de pessoas maravilhosas que passaram por minha vida. Pessoas que me ensinam a ser uma pessoa melhor”. Comemorou.

Focada e de um coração “gigante” segundo seus colegas do Sindfazenda, ao longo de um ano Ivana atendeu várias pessoas, no CVV e no atendimento fraterno: “ Sempre dei o meu melhor dentro de todas essas atividades, dentro daquilo que as minhas qualidades intelectuais trouxeram e junto com minha amorosidade, com meu carinho, com a certeza que estou vendo ali a outra pessoa, lembrando que é uma alma igual a sua. Então, você estar despido de julgamento é primordial para que você entenda amorosamente as pessoas, seja um trabalho voluntário ou não”. Finalizou.

A maioria dos casos remotamente, porém alguns precisam ser presenciais.
O primeiro contato é pelo WhatsApp (77) 99179-6666 e em seguida é marcada uma Anamnese, numa sala privada remota, na ferramenta que a pessoa se sentir mais confortável e até video-chamada se for o caso.

Imprensa/Sindfazenda