
Edição – Março 2022
PALAVRA DA PRESIDENTE
Caros filiados,
Mesmo com as adversidades que o atual momento impõe a todos nós, o Sindfazenda tem se mantido firme na luta, agora não somente pela valorização dosservidores Pecfaz, mas também contra o desmonte do serviço público.
Muitas são as batalhas impostas, mas temos forças para lutar contra todas elas. Contudo, essa força só existirá se permanecermos unidos, não só como categoria Pecfaz, mas como classe trabalhadora com todas as entidades sindicais unidas num mesmo propósito.
Lutamos contra a Reforma da Previdência, que julgamos ser muito prejudicial, não somente aos servidores públicos, mas à toda sociedade.
Batalhamos muito, conseguimos algumas pequenas vitórias, só que o poder do capital falou mais alto e nossos congressistas aprovaram essa malfadada reforma da previdência que mostrará suas mazelas brevemente mas, principalmente, para as futuras gerações que virão seus sonhos serem destruídos. Como já dito, o momento é de muita provação, e as tentativas deste governo de destruir o serviço público não cessam. Atualmente, junto com as demais entidades sindicais, estamos lutando para impedir que a REFORMA ADMINSTRATIVA, PEC 32, seja aprovada, pois se trata de mais uma tentativa de destruição dos serviços públicos da forma que o conhecemos e que foi aprovada na Câmara Federal. Resumidamente, essa reforma terceiriza todo o serviço público, inclusive a forma como se dá a contratação de pessoal, relegando o concurso público, se ainda houver, para a última das opções.
Com o impedimento dos trabalhos presenciais, por conta da pandemia, o sindicato, via sua diretoria, intensificou os trabalhos virtuais, redes sociais e aplicativos de mensagens, entre outros. Também atuou em quase todos os estados através de outdoors e carros de som, alertando a população para que cobre de seus deputados e senadores uma postura em favor dos serviços públicos.
Esse trabalho rendeu frutos e, momentaneamente, conseguimos que a PEC da reforma adm. não fosse
debatida no Congresso Nacional. Mas não se pode esmorecer, as forças contrárias já estão se articulando para tentar essa aprovação após as eleições, achando que não precisarão mais dar satisfação para a sociedade, portanto, a categoria não pode descuidar e precisa continuar o trabalho de convencimento de cada parlamentar e também da sociedade, que essa reforma é prejudicial para todos.
Enfim, todos esses trabalhos realizados até o momento só foram possíveis pela dedicação dos membros da diretoria e a dedicação e apoio de muitos dos Representantes Regionais do sindicato que foram à luta atendendo todas as solicitações da presidência e da diretoria do Sindfazenda.
A luta não acabou e, mais uma vez, o Sindfazenda precisará do apoio de todos, não só dos RR’s, membros da DEN e do CFN, mas, principalmente, de todos os servidores, filiados ou não, sejam ativos ou aposentados, para continuar a luta pela valorização dos serviços públicos e de seus servidores.
Hoje não há só a luta contra a reforma administrativa, mas também pela recomposição salarial, em especial dos servidores Pecfaz que estão há mais de sete (07)anos sem qualquer reajuste.
“Precisamos do comprometimento de todos, para forçar esse governo a conceder, no mínimo as perdas inflacionárias do período, visto que o aumento real já não seria possível nesse ano de eleição.
Assim convidamos todas e todos para participar da semana de lutas que será realizada nos dias 26, 27 e 28/04.
Como dito, o SINDFAZENDA atua em diversas frentes, entre elas o acompanhamento do PL 6788/17. Nesse assunto, aguardamos a formação das comissões permanentes da Câmara Federal para que possamos dar andamento ao mesmo. Deixo com vocês a certeza que estamos fazendo o melhor por todos nós.
Desistir nunca foi e nunca será uma opção, peço que confiem, que se juntem a nós com a certeza que a vitória virá!”
Neire Luiz- Presidente do Sindfazenda

TRABALHO PARLAMENTAR
São muitas as atribuições de uma Diretora de Assuntos Parlamentares.
Mas desde a pandemia tivemos muita dificuldade no acesso a deputados e senadores. Tivemos fechamento do Congresso para trabalhos presenciais, ficando só votações e demais atividades em sistema virtual. O contato com os parlamentares se restringiu muito. Ficou basicamente através de telefone, whatsapp, redes sociais e reuniões virtuais. Neste período foram poucos os contatos presenciais. Entre eles, destaco a reunião com o deputado Gilberto Nascimento (PSCSP) – relator do PL 6788/2017 na CFT, o deputado Júlio César (PSD-PI) presidente da Comissão de Finanças e Tributação. E em oportunidade rara, desde o início da Pandemia de Covid, tivemos a oportunidade de visitar os deputados membros e suplentes da CFT para tratar do PL 6788/2017.
Em outras reuniões tivemos acesso ao Dr. Antônio Márcio (Chefe de Gabinete da RFB) para tratar do PL 6788/2017 e outros assuntos do interesse dos filiados do Sindfazenda. Em uma destas reuniões, fomos apresentados ao atual Secretário da RFB Dr. Júlio César Vieira Gomes, quando apresentamos a ele o Sindfazenda, o PL6788/2017 e as necessidades e reivindicações de nossos filiados ativos e aposentados da RFB. Estivemos mais ativos do que nunca na defesa dos interesses dos filiados do Sindfazenda junto à RFB, Ministério da Economia e em todas as esferas do Poder ( Executivo, Judiciário e Legislativo). Mantendo nossa Diretoria sempre informada sobre tudo que se relacione ou tenha interesse para nossos filiados.
Em 2021 tivemos um ano de muitas reuniões e audiências públicas. Entre muitas delas destacamos as que tivemos com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, com representantes de várias entidades que representam os servidores públicos
e deputados como Paulo Ramos, Rogério Correia, Alice Portugal, Érika Kokay e outros parlamentares que sempre estiveram ao lado dos servidores públicos contra a PEC 32 ( Reforma Administrativa). Esta que foi a grande vitória dos servidores públicos representados pelas entidades sindicais, entre elas o Sindfazenda,, que conseguiram evitar a aprovação da “deforma” administrativa até o fim das eleições de 2022.
Foram muitos os ataques aos servidores. Para isso participamos ativamente desta luta nas redes sociais, com lives, podcasts, audiências públicas, entrega de abaixo-assinados no Congresso Nacional, webinários, reuniões semanais da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público às segundas-feiras, atos e manifestações contra a PEC 32 e à favor da reposição salarial para todos
os servidores públicos e muitos outros.
Obs.: Em alguns destes trabalhos e eventos estivemos junto com a presidente do Sindfazenda- Neire Luiz e do diretor de Administração e Finanças- Luís Roberto, a secretária -geral Jecirema Carvalho, o vicepresidente Orlan Oliveira, e os diretores Wylinete Cavalcante, Sivaldo Fernandes entre outros.
Além das assessorias de Imprensa e Jurídica.
Irismar Miranda – Diretora de Assuntos Parlamentares do Sindfazenda.




Campanha: Reajuste Salarial Já!
O Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda/Economia- SINDFAZENDA realiza campanha na maioria das capitais brasileiras para reivindicar o reajuste salarial para os servidores públicos PECFAZ.
Em mais uma frente de trabalho, a diretoria do sindicato em parceria com outras entidades sindicais aderiu ao movimento “REAJUSTE SALARIAL JÁ!” e assim iniciou a publicação de diversas mídias visuais, como outdoors, front light e painel de led, além dos e-cards nas mídias sociais.
Essa campanha busca demonstrar para a população, assim como alcançar os gestores do Ministério da Economia e parlamentares que os servidores PECFAZ estão há sete anos sem reajuste salarial e nenhuma correção nos benefícios como: alimentação, auxílio per capta, auxíio creche, entre outros. Na contramão de tudo isso, os custos só têm subido. A exemplo disso, o IPCA acumulado nos útlimos cinco anos já ultrapassa os 36%, e as perdas do poder de compra já se aproximam dos 40%.
Vale destacar que, mesmo fazendo campanhas consecutivas em prol dos PECFAZ, o Sindfazenda não cobra mensalidade do 13° salário pelo segundo ano consecutivo. Isso se deve ao empenho da Diretoria Nacional Executiva-DEN, na execução de um trabalho sério e comprometido com o filiado.
Abaixo apresentamos as fotos com a publicações e os respectivos estados:












